Como estimular que seu cliente compre mais: dicas e estratégias para aumentar as vendas
Vender mais e por mais tempo para as mesmas pessoas. Este é o desafio.
Você sabia que é mais fácil e barato vender para quem já é seu cliente do que conquistar novos clientes? Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, aumentar a taxa de retenção de clientes em 5% pode aumentar os lucros em até 95%. Além disso, um cliente satisfeito tende a indicar você e sua empresa para outras pessoas, gerando mais oportunidades de negócios.
Mas como estimular que seu cliente compre mais? Quais são as técnicas e estratégias que é possível usar para estimular o consumo e fidelizar sua clientela? Confira as ideias que preparamos.
Ofereça produtos complementares para que o cliente compre mais
Uma forma de fazer o seu cliente comprar mais é oferecer produtos que complementam ou agregam valor ao que ele já comprou ou está comprando. Por exemplo, se você vende roupas, pode sugerir acessórios, calçados ou peças que combinem com o look escolhido pelo cliente. Se você vende alimentos, pode indicar bebidas, molhos ou sobremesas que harmonizem com o prato principal.
Essa técnica é conhecida como cross selling, ou venda cruzada, e tem como objetivo aumentar o ticket médio do cliente, ou seja, o valor médio gasto por ele em cada compra. Para aplicá-la, é importante conhecer bem o perfil e as preferências da sua clientela, assim como os benefícios e as características dos seus produtos. Assim, você pode fazer ofertas personalizadas e relevantes para cada cliente.
Crie pacotes ou combos promocionais
Outra maneira de incentivar o seu cliente a comprar mais é criar pacotes ou combos promocionais que ofereçam vantagens financeiras ou de conveniência para ele. Por exemplo, se você vende serviços de beleza, pode oferecer um desconto para quem contratar um pacote de manicure, pedicure e depilação. Se você vende produtos de limpeza, pode oferecer um brinde para quem levar uma quantidade mínima de itens.
Essa técnica é conhecida como bundle, e é uma forma de venda casada, e tem como objetivo aumentar o volume de vendas e a fidelização do cliente. Para aplicá-la, é importante definir bem os critérios e as regras da promoção, assim como divulgar os benefícios e as condições para o cliente.
Além disso, é preciso ter cuidado para não forçar o cliente a levar algo que ele não quer ou não precisa, pois isso pode gerar insatisfação e desconfiança. Mais do que a simples instatisfação, podem haver problemas jurídicos, pois essa é uma prática considerada ilegal nas relações de consumo quando restringe o direito de livre escolha do consumidor ou obriga-o a adquirir um segundo produto como condição para obter o primeiro, da sua escolha.
Estimule a recorrência de compras
Uma terceira forma de fazer o seu cliente comprar mais é estimular a recorrência de compras, ou seja, fazer com que ele volte a comprar com você com uma frequência maior e recompensá-lo por isso. Para isso, existem algumas estratégias que podem ser usadas, tais como:
- Criar um programa de fidelidade que recompense o cliente por suas compras com pontos, descontos ou brindes;
- Enviar e-mails ou mensagens com ofertas exclusivas, novidades ou lembretes para o cliente;
- Oferecer um serviço de assinatura ou delivery que facilite a compra e a entrega dos produtos para o cliente;
- Solicitar feedbacks ou depoimentos do cliente sobre sua experiência de compra e pós-compra;
- Manter um relacionamento próximo e cordial com o cliente, demonstrando interesse e atenção.
Essas estratégias têm como objetivo aumentar a retenção e a satisfação do cliente, assim como criar um vínculo emocional entre ele e sua empresa. Para aplicá-las, é importante ter um bom sistema de gestão de clientes (CRM), assim como uma equipe de vendas e atendimento qualificada e engajada.
O cliente comprar mais de você é sinônimo de sucesso
Fazer com que seu cliente compre mais é uma forma de aumentar seus lucros e sua competitividade no mercado. Para isso, você pode usar as técnicas de cross selling, bundle, fidelidade e muitas outras, sempre levando em conta as necessidades e os desejos da sua clientela. Cliente feliz é cliente que permanece comprando de você e da sua empresa.
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20 de outubro de 2023 @ 11:46
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